Notícia na Tela

Detran dispensa vistoria de veículos com até cinco anos de fabricação

Por Notícia na Tela
2 de outubro de 2017 15:01 Comentários
A contar de janeiro de 2018, veículos fabricados a menos de cinco anos não estarão mais obrigados a fazer a vistoria anual do Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ). Também no mês de janeiro, ou no máximo em fevereiro, o combate à corrupção no órgão será intensificado: todos os postos da autarquia deverão contar com um monitoramento de câmeras em tempo real, a equipe de corregedoria irá pular de três para 57 agentes e blitz de surpresa deverão ser realizadas nos postos de vistoria para reprimir os desvios de conduta.
O Detran deseja abandonar a fama de corrupto e ineficiente. As medidas, que foram anunciadas pelo presidente do órgão, Vinicius Farah, fazem parte de uma série de projetos que foram idealizados para tirar a burocratização dos serviços e enfrentar o mais grave dos problemas: a corrupção. Farah disse que não está tapando o sol com a peneira, a corrupção existe e diz que nós estamos criando ferramentas para inibir e punir. Ele, em seis meses no comando do Detran, já mandou embora 90 pessoas por desvios de conduta.
Mal assumiu a cadeira de presidente, ele e sua equipe trataram de identificar os pontos vulneráveis do órgão e as demandas que, ao decorrer do tempo, acabaram se acumulando. Com o resultado nas mãos, Farah resolveu agir. Criou, então, o primeiro e um dos mais celebrados programas, o Detran Presente.
O Detran Presente leva o órgão até às pessoas, de acordo com ele. Farah explicou que todo sábado, o Detran Presente faz uma visita a uma cidade ou região, com mais de 150 profissionais, com toda a estruturação do órgão, de 9h às 16h. Ele assegura que o Detran Presente veio para resolver dois problemas que atrapalhavam o órgão: um deles é entregar o serviço, que é o maior desejo do cidadão e também eliminar os atravessadores, que tiram proveito da burocracia do órgão para vender facilidades e, com isso, ainda melhora a receita do órgão. (G1)