Notícia na Tela

Presidente da UPB Eures Ribeiro é contra criar novos municípios

Por Notícia na Tela
18 de julho de 2018 11:35 Comentários
O presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro (PSD), disse, ontem, que é contra o projeto, que tramita no Congresso Nacional, para autorizar a criação de novos municípios. Para ele, a proposta é uma “forma absurda de enxergar a questão republicana”.
“Temos 417 municípios, os menores são os que mais sofrem. Você criar mais municípios, com mais dificuldades financeiras, já nascem em um estado de penúria. Não acho que é por aí que se cria uma Bahia melhor”, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole.
Hoje, o Brasil tem 5.570 prefeituras. Na Bahia, estima-se que, pelo menos, 20 povoados têm a pretensão de virar cidade. O deputado federal Paulo Azi (DEM) tem defendido a matéria. No entendimento dele, é justo o interesse destas regiões.
Ainda na entrevista, o mandatário da UPB criticou a “falta de preparo” da Defesa Civil nacional para combater a seca na Bahia.  “Fui com um grupo de prefeitos e infelizmente não se encontrou uma nova forma para combater a seca.
[…] Nós ficamos surpresos com a falta de preparo da Defesa Civil Nacional, que não tinha nem informação sobre as cidades. Há quanto tempo tem seca no sertão? Por maior que seja a crise do país, existe recurso emergencial. Não é possível que não nos atendam”, disse Eures Ribeiro, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa.
De acordo com ele, as prefeituras do interior da Bahia não têm recursos para reduzir os efeitos da crise hídrica.  “O caminhão-pipa ainda é a única medida e foi suspenso em vários municípios da Bahia.

No Nordeste, como um todo, teve um número de chuvas significativas, exceto na Bahia. […] Você colocar com recursos do município é impossível. O ministro [das Cidades, Alexandre Baldy] se comprometeu conosco. Agora, voltaremos na quarta com Exército para retomar a operação”, pontuou.

Via, Criativa online
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br