Vacinas roubadas no Rio foram recuperadas e serão testadas para verificação de condições de uso
![]() |
Foto: Divulgação / Polícia Militar |
As vacinas roubadas e recuperadas um dia depois, no Rio, terão que ser testadas para verificação de condições de uso. Informação é da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), que acrescentou ainda que as análises podem durar mais de um mês.
A carga que levava as vacinas e insumos, que seriam usados para abastecer unidades de saúde, foi roubada na manhã de sexta-feira (5), na Avenida Brasil, altura de Guadalupe. A polícia conseguiu recuperar o material neste sábado (6), e a carga será levada para a Central de Distribuição da Prefeitura do Rio para ser avaliada por equipe especializada multidisciplinar, acionada pela empresa responsável pelo transporte da carga;
Após esta primeira análise do material e de notificar o Ministério da Saúde de sua recuperação, novos testes devem ser feitos, cumprindo protocolos de segurança do Programa Nacional de Imunizações. A Secretaria informou ainda que somente após essas análises terá liberação ou não do Ministério da Saúde para a utilização das doses de vacina recuperadas.
A carga roubada continha 90.454 doses de vacinas diversas, entre elas, 62 mil da vacina contra a gripe. Além de vacinas, foram levados também outros insumos como preservativos, seringas para insulina e materiais para verificar glicemia. O valor estimado da carga é de R$ 1,5 milhão e a empresa de transportes tem seguro.
G1 Rio