Notícia na Tela

Vacina e cuidados preventivos são importantes para evitar novas mortes por Influenza na Bahia

Por Notícia na Tela
22 de maio de 2019 09:59 Comentários
A campanha nacional de vacinação contra a gripe já começou em todo o país, porém, na Bahia a adesão foi abaixo do esperado e isso pode levar a novas mortes por Influenza.

Até o dia 16 de maio, apenas 54,1% do público-alvo havia comparecido em um dos postos para ser imunizado. Isso significa que cerca de 262 mil pessoas ainda precisavam ser vacinadas.

A baixa procura pode ser devido à falta de informação e pela queda de casos de gripe, cerca de 72,9% entre 2018 e 2019 nas notificações e de 96% de mortes.

O que pode ocorrer é uma reversão do quadro pela baixa adesão da população, pois apenas na primeira quinzena de maio já foram registradas 4 mortes por influenza.

Na maioria dos casos, tratava-se de idosos com os subtipos H1N1 e H3N2 e que não haviam sido vacinados.

Como evitar novas mortes por Influenza
Com registros de óbitos em um curto período de tempo por conta da gripe, governos e população precisam adotar medidas para imunizar as pessoas que fazem parte do grupo de risco e assim evitar novas incidências.

Para facilitar o acesso à vacina, o governo já se prontificou a estabelecer um novo Dia D, que em Salvador foi dia 18 de maio, e mudar a estratégia dos postos de vacinação.

Agora eles foram instalados também em supermercados e escolas para facilitar o acesso a incentivar as pessoas a se vacinarem.

Porém, cada um deve fazer sua parte também. Veja alguns cuidados importantes:

Tomar a vacina                                      

As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ser imunizadas sem que haja a campanha. Uma dose por ano pode ajudar o organismo a criar anticorpos e assim combater a doença.

Conforme a Euroclinix, os grupos de risco da gripe inclui pessoas com mais de 65 anos ou menos de 5, aqueles que possuem alguma doença mais grave crônica, pessoas com um sistema imunitário enfraquecido e gestantes.

Há ainda outros casos que podem mudar ano a ano, conforme as campanhas do governo.

A vacina pode ser encontrada gratuitamente na rede pública e está disponível para o grupo de risco. Quem deseja também pode receber a vacina na rede particular mediante pagamento.

Manter os ambientes ventilados

Ao abrir as janelas, permite-se que o vírus da influenza circule pelo local e evita que fique parado e atinja as pessoas que estão no ambiente.

Quanto mais fechado o local e aglomerado de pessoas, é mais fácil ocorrer a transmissão e as pessoas são colocadas em risco.

Lavar as mãos com frequência

O contato com objetos e pessoais infectadas pode ocorrer a qualquer momento e uma das evitar novas mortes por Influenza é impedir o contágio.

Ao lavar as mãos com frequência, evita-se que o vírus que nela está presente entre no organismo e deixe a pessoa doente.

A higienização deve ser feita com água corrente, sabonete e até mesmo álcool quando houver muita sujeira ou certeza de contato com pessoas doentes.

Evitar contato físico e compartilhamento de objetos pessoais

A pessoa que está infectada pela influenza pode tossir e espirrar fazendo com que o vírus chegue, por exemplo, à mão.

Ao ter contato com outra pessoa, ele é transmitido e acaba infectando o próximo.

O mesmo ocorre com objetos de uso pessoais, como copo e talheres, pois eles podem ser transmissores da doença e facilitar a sua propagação.

Manter uma alimentação saudável

A melhor maneira de fortalecer o organismo e garantir que ele consiga combater as doenças é tendo hábitos de vida saudáveis.

Ingerir bastante líquido e escolher alimentos que sejam fontes de vitaminas e nutrientes contribui para se chegar a esse objetivo e também ajuda a prevenir outros problemas de saúde.

Vale lembrar que se for fazer uma viagem, deve se informar sobre a incidência do vírus na cidade e tomar as precauções necessárias antes com a vacina, mesmo que não esteja no grupo de risco, pois é um dos cuidados importantes que deve tomar antes de viajar.

Adotando essas medidas é possível evitar novas mortes por Influenza e ter uma vida mais saudável.

Ministério da Saúde
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!