Notícia na Tela

Pedro Alexandre: 1,5 mil casas estão sem água desde rompimento de barragem

Por Notícia na Tela
17 de julho de 2019 08:26 Comentários
Fotos: Reprodução
O rompimento da barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre, deixou um forte contraste na localidade. Enquanto as ruas estão alagadas, as torneiras de cerca de 1.500 casas estão completamente secas desde o dia do incidente, em 12 de julho.

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pelo abastecimento de água no local, a distribuição foi interrompida porque "as fortes chuvas no município danificaram, no dia 12, a estrutura que sustentava trecho de adutora que abastecia a sede municipal localizada nas margens de um riacho".

A Embasa informou ainda que um serviço de reparo foi iniciado no dia 13, mas, devido à continuidade das chuvas, não foi possível concluir a implantação de nova estrutura. A previsão de conclusão é para esta terça-feira (16), com regularização do abastecimento no decorrer da semana. Por conta disso, desde o dia seguinte ao rompimento o município de Pedro Alexdandre está sendo abastecido de forma alternativa, por meio de carros-pipa.

De acordo com a empresa, são fornecidos cerca de 100 mil litros de água por dia para os moradores afetados. A água utilizada nos carros-pipa vem da própria adutora, mas é captada em ponto anterior ao trecho do rompimento. Apesar de ter sido uma das cidades mais atingidas com a enxurrada provocada pelo rompimento da barragem, o município de Coronel João Sá não foi afetado com a falta de água.
Adicionar legenda
Saúde em risco

A falta de água é um problema grave para um município que acabou de passar por uma situação como a de Pedro Alexandre. O CORREIO conversou com a infectologista Áurea Angélica Paste, que explica os riscos. "É um grande problema porque quem está em um ambiente como esse está exposto a muitas doenças e a maioria delas pode ser prevenida com uma medida simples, que é lavar as mãos", diz.

Uma conta do Fórum Nacional de Proteção e Defesa recebe doações em dinheiro de quem quer auxiliar no apoio aos animais. Os dados são: Banco Bradesco, agência 1239-4, conta 6264-2 CNPJ: 04.085.146/0001-38.

Quem quiser ajudar os animais também pode contribuir com doações de alguns itens (veja abaixo). Basta levar as doações na Clínica Kennel, que tem unidades na Pituba, Cabula e Brotas, além da clínica Supervet, em Stela Maris.

Confira os itens solicitados: 

Esparadrapo;

Fipronil para grandes animais

Vermífugo para equinos;

Antibiótico intramamário;

Pomadas para feridas;

Coletor universal;

Ungüento ou alantol;

Lâminas de barbear e tricótomo;

Seringas e agulhas para vacinação;

Ranitidina

Metoclopramida;

Ondansetrona.

Relembre o caso
A barragem do distrito de Quati, em Pedro Alexandre, município baiano na divisa com Sergipe, sofreu um rompimento no final da manhã do dia 11 de julho. Não houve vítimas fatais. De acordo com a prefeitura local, o temporal que cai na região ajudou a comprometer a estrutura da barragem, que faz a contenção da água do Rio do Peixe, e uma parte da estrutura rompeu, fazendo com que uma grande quantidade de água invadisse o povoado de Quati.

A enxurrada atingiu o município vizinho de Coronel João Sá, que teve diversas ruas alagadas. Um trecho da rodovia BR-235 também foi tomado pela água e pela lama e ficou intransitável. Como o rompimento não foi total, moradores de Coronel João Sá, que estavam numa área mais vulnerável às águas, foram retirados de casa.

A situação afetou vários serviços na região, inclusive as escolas, que fecharam. O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, publicou um vídeo nas redes sociais orientando a população que vive em áreas consideradas de risco a deixar os locais.

"A barragem do Quati realmente estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem, então, nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas as pessoas que moram nas áreas de risco que saiam das suas casas, peguem seus documentos pessoais, objetos de valores. (...) Melhor a gente prevenir", afirmou ele.
Correio
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
ANUNCIE AQUI!