Notícia na Tela

Médicos que participavam de congresso de Pneumologia se mobilizaram para atender vítimas do incêndio do Badim

Por Notícia na Tela
13 de setembro de 2019 19:22 Comentários

O atendimento às vítimas do incêndio do hospital Badim foi favorecido por uma coincidência: enquanto a fumaça tomava conta da unidade de saúde, na Tijuca, centenas de médicos se reuniam em um congresso de Pneumologia na Cidade Nova, a cerca de três quilômetros de distância. A notícia da tragédia gerou comoção entre os especialistas presentes no evento, que montaram uma força-tarefa para fazer o socorro.

Enquanto as vítimas — muitas delas apresentando queimadura de vias aéreas — eram transferidas para diversos hospitais do estado, médicos começaram a se distribuir voluntariamente entre as unidades. Além da mobilização da equipe da Rede D'Or, à qual é associado o Badim, participaram dos atendimentos broncoscopistas dos hospitais universitários da Uerj, da UFRJ e da UFF, além da Casa de Saúde São José, Unimed Rio e até médicos com equipamentos próprios.

— Estávamos a caminho do jantar dos palestrantes, quando recebi um telefonema do chefe da emergência do Quinta D'Or informando que pacientes do Badim seriam transferidos para a unidade, e que alguns haviam sofrido queimadura de vias aéreas. Acionei toda a equipe do Quintas D'Or e comecei a receber ligações de colegas de outros hospitais do Rio oferecendo ajuda pessoal e de instrumentos. Nesses casos, quanto mais broncoscópios e broncoscopistas, melhor. Então os médicos começaram a se apresentar e a disponibilizar os aparelhos. No final do dia, éramos 13 broncoscopistas, com oito aparelhos, fazendo um exame atrás do outro — conta Luiz Paulo Loivos, chefe do serviço de Pneumologia no Quintas D'Or e no Hospital do Fundão.

Os atendimentos no Quintas D'Or contaram com as participações de médicos do Badim, da Clínica São Vicente, do Hospital da Ordem Terceira da Providência e de médicos residentes da Uerj e UFRJ. A última broncoscopia foi realizada por volta de 1h da madrugada, quando a equipe de médicos se reuniu para fazer uma foto.

A imagem rendeu homenagens no congresso Pneumorio 2019, como um símbolo da rede de solidariedade formada por todos os profissionais que se voluntariaram para ajudar nos atendimentos às vítimas do incêndio. Ao final das conferências desta sexta-feira, na parte da manhã, em todas as salsa foi feito um minuto de silêncio pela tragédia e, em algumas ocasiões, foi exibida a foto.

— Tínhamos acabado de fazer o último exame e pedi que nos reuníssemos para prestar uma homenagem. Foi um momento muito emocionante. O congresso homenageou essa comoção, essa solidariedade que brotou da dor do incêndio — diz Loivos.
O Globo
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!