Notícia na Tela

Por Luzitânia Silva, "Setembro Amarelo"

Por Notícia na Tela
23 de setembro de 2019 22:06 Comentários

Neste mês, também conhecido como “Setembro Amarelo”, não raro, vemos inúmeras postagens nas redes sociais sobre prevenção ao suicídio. Desde 2015, tal campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) vem propiciando debates a respeito desse assunto extremamente importante e que, na maior parte do tempo, é visto como tabu.

Muita gente, sem saber de fato sobre o assunto, fala tanta estultícia, tanto disparate, que ao invés de ajudar quem de fato precisa de apoio, acaba atrapalhando. Numa comparação pífia, é como uma pessoa, desentendida de futebol, que em tempos de Copa do Mundo, julga ser entendedora do assunto mais que a própria equipe técnica. A respeito do suicídio, obviamente, a situação é ainda mais complexa, porque pode custar – literalmente – a vida de alguém. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. A taxa, no Brasil, é de 6.1 casos por 100 mil habitantes, totalizando 13.467 suicídios por ano. Mesmo com dados tão alarmantes, muita gente ainda faz piadas pejorativas e, ao invés de ajudar, claro, acaba atrapalhando – e muito! 

Chocante, não é? 

Independente se é setembro amarelo, azul, roxo, multicor, se está bem ou não, converse com um profissional de sua confiança, saia mais, converse com amigos, faça algo que goste. Cuidar da mente – em todos os meses do ano – é essencial para ter uma vida saudável. E, para não dizer que não falei de flores, feliz Primavera! Deixa florescer em você o autocuidado e o autoamor. Afinal, ninguém pode ser mais importante para você, que você mesm@.
Luzitânia Silva
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
ANUNCIE AQUI!