Notícia na Tela

Mulher descobre câncer após postar foto das unhas na internet

Por Notícia na Tela
8 de outubro de 2019 20:46 Comentários
Foto: reprodução
A partir de uma foto de suas unhas compartilhada no Facebook, Jean Williams Taylor começou uma investigação sobre sua saúde e o diagnóstico estava totalmente relacionado aos pulmões da britânica.

Em relato à página do jornal "Wigan Today", no Facebook, Jean conta que decidiu compartilhar uma foto de suas unhas no perfil que mantém na rede social com a intenção de que alguém pudesse lhe ajudar a descobrir o porquê de elas apresentarem deformidades.

Segundo Jean, todas as unhas tornaram-se curvas, sendo a do dedo indicador a mais proeminente.

A mulher conta também que percebeu tal característica agora porque as unhas nunca estiveram tão compridas como apresentam-se atualmente.

Após divulgar uma imagem que destacava o formato curvilíneo bem acentuado das unhas, a britânica foi aconselhada a procurar um médico imediatamente.

Jean seguiu o conselho dado por internautas, procurou um especialista para investigar o quadro e, no espaço de duas semanas, realizou exames de sangue e imagem. A conclusão do processo foi o diagnóstico de câncer nos dois pulmões.

Unhas curvadas para baixo significa problema no pulmão?

Segundo Denise Leite, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, o tipo de sintoma que Jean teve nas unhas não é comum, mas, quando ocorre, é bastante sugestivo de alguma doença pulmonar - incluindo o câncer de pulmão.

“Geralmente, os tumores malignos não provocam alterações diretas em nossas unhas. Porém, em decorrência da doença, pode ser que o paciente fique desnutrido e, por conta disso, encontre alterações de pele ou unhas, mas que não podem ser consideradas isoladamente como suspeita de diagnóstico de câncer”, diz Denise Leite, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho.

Ainda de acordo com a especialista, o que pode ocorrer com pessoas com cânceres como o de Jean é uma alteração dos tecidos moles das extremidades dos dedos - não especificamente das unhas.

“Chamamos de ‘baqueteamento digital’, uma deformidade que leva a alterações no formato das unhas como consequência. Não se sabe por que exatamente esta alteração ocorre, mas se relaciona a estados em que há baixa oxigenação no sangue - o que geralmente ocorre em pacientes portadores de doenças pulmonares”, diz Denise.

NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
ANUNCIE AQUI!