Presi. Tanc. Neves: ADAB, apreende carne suína durante fiscalização e açougueiros ficam no prejuízo
A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) é um órgão de direito público, que conta com autonomia administrativa vinculada à Secretaria da Agricultura e responsável pela fiscalização no transportes e comercialização de produtos entre outras atribuições como a regulamentação de vacinas.
De acordo com matéria do PTN NEWS, os comerciantes tiveram grandes prejuízos com a apreensão da carne suína de aproximadamente R$ 6. 000,00 reais. Um dos prejudicados relatou que para seguir as normas da ADAB o açougueiro precisa transportar a carne em um veículo refrigerado e mais que isso, o lugar mais próximo ao município onde se abate o porco fica na cidade de Feira de Santana a uma distância de 180 quilômetros.
A operação teve início por volta das 4 horas da manhã, horário que as carnes são levadas para o abastecimento na feira livre do município.
As condições de abate e transporte a higienização da carne suína precisa de fato atender os mesmo critérios da carne bovina, mas para exigir cumprimento destas normas o governo também precisa oferecer condições viáveis para o pequeno produtor que são os principais responsáveis pelo mercado na modalidade não comportam condições para se enquadrar nas atuais estruturas. Desta forma o mercado torna-se monopolizado e apenas os grandes produtores e comerciantes.
Para a redação do Notícia na Tela, esta mesma ADAB que legalmente precedeu com a fiscalização também precisa fiscalizar os grandes comerciantes.
Com informações do PTN NEWS/ Editada pelo NT