Notícia na Tela

Casa desaba e mata idosa na Serra, ES

Por Notícia na Tela
4 de janeiro de 2020 14:49 Comentários

O município registrou o maior volume de chuva nas últimas horas em todo o Estado.


Casa desaba e mata idosa no Espírito Santo

Foto: Diony Silva/ TV Gazeta

Uma casa desabou e matou uma mulher de 67 anos, na madrugada deste sábado (4), na Serra, no Espírito Santo. O município registrou o maior volume de chuva nas últimas horas em todo o Estado.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, a casa tinha dois andares. Vizinhos contaram que ouviram um barulho por volta das 2h e perceberam que a casa havia desabado.

"Levantei até pensando que poderia ser a minha casa. Cheguei, olhei para o lado e vi uma poeira muito grande. Logo desci correndo e gritei pelo nome dela. Aí escutei o sussurro dela pedindo socorro", disse Diones de Souza Marinho.


Chuva causa estragos de Norte a Sul do Estado

Alguns ainda tentaram localizar a idosa, mas não conseguiram. O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou por volta das 3h, mas o corpo dela só foi retirado dos escombros após as 7h da manhã.

"A gente teve relato de moradores que ainda escutaram alguns gemidos, murmúrios da vítima, mas a partir do momento que a gente chegou, não escutou mais nada", disse o bombeiro Afonso Amorim.

A vítima, identificada como Osvaldina Manthay de Souza, morava sozinha, era cuidadora de crianças e também fazia salgados para vender.

Osvaldina tinha 67 anos e morava sozinha na casa que desabou, na Serra — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Preocupação antiga
Um vídeo gravado no final do ano passado por um morador da região, mostra a rua sendo infiltrada pela água da chuva. Vizinhos e a família disseram que Osvaldina tinha medo de que a casa desabasse.

"A chuva caía muito, a água não descia, vinha toda para a varanda dela. Já estava até meio rachada, ela estava preocupada. Eu liguei para ela para saber se estava bem e ela falou que estava tudo bem", disse a filha da vítima, Lorena de Souza.

"Quando a gente informava para eles, a gente já falava que a água vai toda pra baixo da casa da vizinha tinha poste que poderia cair e árvore também", disse a técnica de enfermagem Fernanda Melo.

Na época, a Defesa Civil Municipal esteve no local, mas não interditou o imóvel. "Não foi dada nenhuma orientação porque não houve solicitação dela para vistoria a residência dela. A Defesa Civil esteve aqui para vistoriar a via. Foi orientado que precisaria todas as contenção fossem feitas, e não havia nenhum risco visual para que essa residência a família fosse retirada", explicou o diretor da Defesa Civil da Serra, Antônio Carlos Coutinho.

Outras casas correm risco
De acordo com a Defesa Civil, outras casas na rua também correm risco. "Outras residências estão interditadas, as famílias devem sair. Existe uma dificuldade desas pessoas de querer sair e estamos buscando junto ao Ministério Público uma solução efetiva", disse Coutinho.

Volume de chuva
De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 6h deste sábado (4), a Serra foi o município do Espírito Santo onde mais choveu nas últimas 24 horas.

Na cidade também foi registrado um poste com risco de queda no bairro Belvedere e desabamento de muro nos bairros Vista da Serra II e Jardim Guanabara.


Serra 173.68 Mm
Aracruz 146.77 Mm
João Neiva 111.81 Mm
Castelo 109.06 Mm
Muniz Freire 102.00 Mm
Vitória 101.45 Mm
Ibiraçu 101.00 Mm
Afonso Cláudio 99.45 Mm
Fundão 93.40 Mm
Cariacica 89.35 Mm
Itaguaçu 85.17 Mm
Ponto Belo 85.00 Mm
Brejetuba 84.80 Mm
Mucurici 82.00 Mm
São Domingos Do Norte 81.39 Mm
Vila Velha 78.22 Mm
Venda Nova Do Imigrante 72.60 Mm
Santa Teresa 70.03 Mm
Baixo Guandu 64.60 Mm
Barra De São Francisco 63.89 Mm
Colatina 62.92 Mm
Domingos Martins 62.83 Mm
Vila Pavão 60.00 Mm
G1 ES
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br

NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br