Notícia na Tela

Dois casos suspeitos de Coronavírus aguardam resultado em Santo Antônio de Jesus

Por Notícia na Tela
13 de março de 2020 08:42 Comentários
Exame de laboratório descarta coronavírus em santoantoniense. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do município na manhã desta quinta-feira (12). A mulher de 31 anos mora atualmente em Portugal e veio visitar a família em Santo Antônio de Jesus quando procurou atendimento no Hospital Regional na tarde de segunda-feira (09). Enquanto aguardava o resultado dos exames, a paciente recebeu alta, ficando em casa com algumas recomendações.

Outros dois casos suspeitos registrados pela Secretaria de Saúde no dia 10/03/2020, encontram-se com bom estado geral, em isolamento domiciliar, aguardando o resultado do exame que deverá ser liberado nas próximas 24 horas.As equipes de saúde do município estão orientadas e vigilantes para a identificação e manejo dos casos suspeitos que forem atendidos nos serviços de saúde. Reiteramos a importância de adoção de hábitos que evitem a transmissão de doenças causadas por vírus respiratórios como o Coronavírus e a Influenza, são eles:

·         Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou com álcool em gel;
·         Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas gripais;
·         Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoas, como talheres, copos, pratos;
·         Manter os ambientes bem ventilados;
·         Evitar aglomerações.

Atualmente 36 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra, que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratifica a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.
Ascom Prefeitura SAJ
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br