Notícia na Tela

Rui Costa anuncia compra de 1 milhão de máscaras para profissionais da saúde da Bahia

Por Notícia na Tela
2 de abril de 2020 07:07 Comentários
O governador Rui Costa anunciou, nesta última quarta-feira (1º), a compra de um milhão de máscaras do tipo N95 para serem distribuídas aos profissionais de saúde da Bahia. Durante uma live realizada nesta manhã, o governador falou sobre os recursos enviados pelo Ministério da Saúde e de que forma pretende usá-los.

"O único valor que chegou foi de R$ 32 milhões do Governo Federal, do qual estamos contratando serviços que estão sendo montados. Estamos montando as UPAs regionais que estavam fechadas. Mandei equipe para avaliar o Hospital São Lucas, que vai precisar de obras. Vamos contratar de toda essa rede de assistência do interior, estamos contratando para abrir serviços em Paulo Afonso. Hoje saiu material para Conceição do Coité. Estamos usando esses recursos. Chegaram ontem mais R$ 37 milhões do Ministério da Saúde. Aprovamos no conselho de gestão que o recurso seria uma parte para Feira de Santana e Salvador", disse.

"Com o restante o estado pagaria o recurso, a assistência e os insumos para enviar para outras cidades. Estamos finalizando a compra de um milhão de máscaras N95, que é para ser utilizada por profissionais de saúde”, afirmou o governador.

Durante a transmissão, Rui incentivou o uso das máscaras pela população, principalmente as reutilizáveis, feitas de tecido, como mais uma medida de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. A transmissão também contou a presença do infectologista Roberto Badaró e o secretário de saúde, Fábio Vilas Boas.

"Evidentemente que a máscara não é uma barreira que protege 100%. As máscaras servem como barreira mecânica, o vírus não vai pelo ar, ele vai de pessoa a pessoa. Vale ressaltar que as máscaras não são as específicas para trabalhadores da área de saúde. Não há condições de comprar as máscaras N95 para distribuir para a população. O efeito não seria tão grande quanto o esperado", disse o infectologista.

De acordo com Fábio Vilas Boas, o uso da máscara pode ser mais eficiente se a quantidade de pessoas usando o material aumentar.

"Quem usa evitar emitir gotas de saliva no próximo. Eu lhe protejo, você me protege. Se a pessoa tosse no metrô, a máscara garante 50% de proteção de uma gotícula de saliva atingir a boca de outra pessoa. Se usa lente, melhor trocar por óculos. São formas de proteção que serão mais eficientes quanto mais pessoas usarem”, disse.

Nesta quarta, Rui Costa também anunciou que dois espaços em Salvador serão utilizados para abrigar pessoas em condição de vulnerabilidade social infectadas pelo coronavírus: o Parque de Exposições e um local onde funcionava uma faculdade no Rio Vermelho.

G1
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br