Notícia na Tela

Recomeço do Campeonato Baiano será no próximo dia 22

Por Notícia na Tela
9 de julho de 2020 10:36 Comentários
A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (8), após reunião por videoconferência entre os dez clubes participantes e a Federação Bahiana de Futebol (FBF). De acordo com a entidade, o retorno foi aprovado por unanimidade e todos os times irão a campo.

O calendário do Baianão será conciliado com a Copa do Nordeste, que será reiniciada um dia antes, 21, e terá Salvador e Feira de Santana como sedes na reta final. A tabela completa com datas, horários e locais das partidas ainda será divulgada. “A Copa do Nordeste se inicia nos dias 21 e 22, é uma rodada desmembrada, então a gente tem que aguardar a tabela deles para que a gente possa saber o que iremos fazer com a nossa competição. Temos a data como 22 para que a gente aloque os jogos nos estádios e, se preciso for, desmembre a rodada também”, explicou o presidente da FBF, Ricardo Lima.

O estadual foi interrompido no dia 15 de março, após a 7ª rodada da fase classificatória, em função da pandemia de coronavírus. Com 15 pontos, o Bahia é o líder isolado. Apenas com um, o Jacobina amarga a lanterna. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e o último é rebaixado. Ainda restam duas rodadas da primeira fase a serem disputadas. “Se iniciarmos tudo no dia 22, o próximo jogo é no dia 26. O tempo é curto e a gente precisa fazer jogos quartas e domingo”, projetou Lima.

Dois times baianos disputam a Copa do Nordeste, Bahia e Vitória, e o objetivo da FBF em aguardar o calendário do torneio regional é viabilizar a disputa dos dois torneios para essas agremiações. “A gente vai fazer de tudo para que isso não aconteça, porque entendemos que houve redução dos elencos, diferente do que aconteceu nas primeiras rodadas do Baiano, quando o Bahia tinha o time sub-23 e aconteceu de jogar no mesmo dia pela Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. Hoje, a realidade é totalmente diferente. Sabemos que houve dispensa de atletas e a gente precisa ter essa adequação”, pontuou o presidente da FBF.

O objetivo da entidade é ter o campeão estadual definido antes do dia 8 de agosto, quando será iniciado o Campeonato Brasileiro, mas as quatro datas das semifinais e finais só serão decididas posteriormente, em conjunto com os quatro times classificados à reta final do torneio.

O protocolo de segurança proposto pela FBF à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) prevê testagem para covid-19 em todos os jogadores e integrantes da comissão técnica 72h antes dos jogos.
Correio
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br