ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

Com lockdown em Araraquara, mortes por covid caem 39% e casos diminuem 57,5%

Por Notícia na Tela
22 de março de 2021 15:15 Comentários
A prefeitura de Araraquara (SP) proibiu a circulação de pessoas e o funcionamento de comércio e serviços em 21 de fevereiro. Nesta 2ª feira (22.mar), depois de 1 mês do decreto de lockdown, a cidade do interior paulista registra queda de 57,5% no número de infectados pelo coronavírus e de 39% nas mortes por covid-19.

Eis os números oficiais divulgados pela prefeitura

Na 5ª feira (18.mar) passada, o Poder360 já havia mostrado a queda, principalmente no número de casos de covid-19. Após 3 semanas, a média móvel caiu de 125 para 86 mortes por semana. Os resultados indicam que as medidas de restrições mais rígidas têm resultado direto na crise de saúde pública.
Além disso, a taxa de ocupação de UTIs (unidades de terapia intensiva) da cidade também diminuiu e não existe fila para leitos há 13 dias. O pico de internações aconteceu em 25 e 26 de fevereiro, quando 247 pessoas estavam internadas no município. Esse número caiu 22% até 15 de março, quando a cidade tinha 192 pessoas internadas.

Segundo a prefeitura, a queda só não foi maior porque Araraquara passou a receber pacientes de outras cidades da região. Antes das medidas de restrição, a cidade chegou a transferir pacientes por falta de leitos.

“Se não tem vacina, faz gestão da pandemia. Há uma semana, já não temos mais nenhum paciente aguardando leito de UTI”, disse o prefeito Edinho Silva (PT) ao Poder360 em 18 de fevereiro.


A cidade entrou em lockdown às 12h de 21 de fevereiro. Mesmo serviços essenciais, como supermercados, pararam de funcionar. A população só tinha permissão para ir trabalhar ou ir ao médico. A decisão veio após o sistema de saúde municipal começar a colapsar por causa da variante brasileira (P.1) do coronavírus.

O lockdown durou 10 dias e as medidas começaram a ser flexibilizadas no 7º dia, com a volta de comércios ligados à alimentação. No período, a cidade ainda estava gerenciando as infecções por coronavírus que aconteceram antes do fechamento.

A cidade teve 4 semanas seguidas de queda no número de casos. O número de casos ativos, ou seja, pessoas com a doença detectada nos últimos 14 dias, também diminuiu. De 1.512 em 21 de fevereiro para 490 até este domingo (21.mar). Uma queda de 67,6%.

Se medidas de restrições como o distanciamento social e uso de máscara continuarem a ser seguidas, é esperado que os casos de covid-19 também continuem a cair na cidade. Atualmente, Araraquara segue o Plano São Paulo do governo estadual. Desde 15 de março, todo o Estado está em fase emergencial, com apenas alguns serviços essenciais funcionando. A medida vale até 31 de março.

Até este domingo (21.mar), Araraquara registrava 16.723 casos de covid-19 desde o início da pandemia. O número de mortes é de 309.
PODER 360
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br