ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

População não perderá os dados, diz Queiroga após ataque hacker

Por Notícia na Tela
10 de dezembro de 2021 19:24 Comentários
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (10/12), que, mesmo após o ataque hacker sofrido pelo órgão nesta madrugada, os dados da população brasileira cadastrados no sistema do governo federal não serão perdidos.

A declaração foi dada em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde o ministro cumpre agenda oficial durante toda esta sexta-feira. De acordo com Queiroga, o Ministério da Saúde tem um backup das informações e, apesar do prejuízo, os dados serão recuperados.

“O universo da informática é maravilhoso, por outro lado tem vulnerabilidades. Pessoas criminosas invadem o Ministério da Saúde criando um prejuízo para as pessoas em função dos dados. Mas esses dados não serão perdidos, o MS tem todos os dados. É só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade. Existe [um backup dos dados], claro que existe”, disse o cardiologista.

O ataque hacker aos sistemas do governo federal teria “sequestrado” cerca de 50 terabytes de dados relacionados à pasta. A organização Lapsus$ Group assumiu a autoria da invasão, de acordo com a mensagem deixada no site.

Em nota oficial, o órgão informou que uma série de sistemas foram afetados: e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades, como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

m Belo Horizonte, Marcelo Queiroga afirmou que o governo federal já investiga o caso e que os criminosos serão “exemplarmente punidos”.
Metrópoles
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br