ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

Reunião de avaliação da execução do PNAE e PAA no exercício 2021, Presidente Tancredo Neves

Por Notícia na Tela
27 de janeiro de 2022 17:07 Comentários

REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ADM, GABINETE DO PREFEITO, ASSISTENCIA SOCIAL E SEDPLAM, participaram na manhã desta quarta-feira 26, da reunião de avaliação da execução do PNAE e PAA no exercício 2021, estratégias de fortalecimento da feira agroecológica da agricultura familiar e da economia solidária, e das perspectivas para os programas em 2022.

A reunião foi realizada pela federação de órgãos de assistência social e educacional-FASE /BA em parceria com o conselho municipal de segurança alimentar- COMSEA, com as participações de representantes de associações e agricultores beneficiários fornecedores dessas políticas públicas. Além de representantes do SINTRAF, da equipe da gestão do setor da alimentação escolar e de órgãos do controle social, e o centro público da economia solidária- CESOL. Com o objetivo de avaliar a execução dos programas e espaço de comercialização no exercício do ano anterior, desafios, e propostas para contribuir com a construção de metas de fortalecimento e facilitar o acompanhamento e monitoramento dos programas em 2022, visando a garantia do direito à alimentação escolar e complementar dos alunos e da população em vulnerabilidade social com segurança e qualidade de acesso à comida de verdade, o fortalecimento das instituições e dos agricultores, estratégias para fortalecimento e continuidade do espaço da feira agroecológica, para, além de fortalecer a luta pela permanência dos programas de aquisição de alimentos.

Vale ressaltar que o Município de Presidente Tancredo Neves, através do departamento de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2021 superou em mais de 40% da aquisição dos produtos da agricultura familiar, adquiridos pelo PNAE, beneficiando centenas de agricultores integrantes de 11 associações do município.     

O PAA municipal executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, executou um valor de R$ 223,00 (duzentos e vinte três mil reais), beneficiando 75 agricultores executado em 10 meses no ano de 2021.  

PAA emergencial executado pela ASPARC em parceria com a FASE, SINTRAF, executou R$ 80,00 (oitenta mil reais), beneficiando diretamente 19 famílias de beneficiários fornecedores, e 50 famílias de beneficiários consumidores em uma escala quinzenal no período de seis meses.  

A feira agroecológica da agricultura familiar e da economia solidária foi deliberada em 03 de dezembro de 2021, pelo prefeito Antonio dos Santos Mendes, a continuidade em escala mensal todo primeiro final de semana de cada mês ofertando um espaço de comercialização para dezenas de associações e empreendimentos da economia solidária no município. 

O impacto social na vida desses agricultores beneficiários dessas políticas públicas contribui diretamente na economia local, favorecendo o desenvolvimento e transformação social nas comunidades e no município como todo.
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br