ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

Após fortes chuvas, comportas de hidrelétricas são abertas na região norte da Bahia

Por Notícia na Tela
22 de abril de 2022 17:19 Comentários

Foto: Reprodução/TV São Francisco
As fortes chuvas que atingem várias regiões da Bahia desde o início da semana têm contribuído para aumentar o nível das usinas hidrelétricas instaladas no norte do estado, cortado pelo rio São Francisco. Para liberar a água dos reservatórios, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) decidiu liberar a abertura de comportas em três hidrelétricas.

Na manhã desta sexta-feira (22), duas comportas das Usinas do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso foram abertas, porque o reservatório atingiu a capacidade máxima de armazenamento. A última vez que isso ocorreu foi há um mês. Atualmente, elas liberam para o rio, ao menos, 670 metros cúbicos de água por segundo.

A comporta de Taquari vai liberar, no mínimo. 400 metros cúbicos por segundo. e parte da comporta de Capuxu, terá saída de água de aproximadamente 270 metros cúbicos por segundo. As vazões poderão ser alteradas de acordo com a necessidade de geração energética ou com a variação dos índices de chuvas na região.

Com a abertura das comportas, as cachoeiras nas localidades de Capuxu e Bondinho, vão voltar a transbordar, o que deve atrair baianos e turistas. As visitas estão liberadas, de acordo com a Chesf, porém, podem ser suspensas, porque, se houver necessidade, a vazão de água pode aumentar novamente, já que continua chovendo na cabeceira do rio.

O Complexo de Paulo Afonso tem cinco usinas e o nível de água aumentou depois do aumento, na última terça (19), da vazão da usina de Sobradinho, principal sistema de alimentação da Bacia do São Francisco.

Outras medidas
A Chesf também anunciou que a vazão na usina de Sobradinho será alterada a partir do próximo domingo (24), com redução da vazão do patamar de 2.300 metros cúbicos por segundo para 1.900, devendo permanecer assim até nova avaliação.

Os valores correspondem à defluência (água de saída) total dos reservatórios, podendo ser vertida e/ou turbinada, a depender da necessidade de atendimento ao sistema nacional, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Reservatório de Sobradinho atingiu 100% do volume útil após 13 anos — Foto: Carlos José de Sousa

A Companhia ressalta a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, por causa do período úmido, ainda em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia do São Francisco.

No início deste mês, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade, que é de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água. A última vez que essa marca foi alcançada foi há 13 anos, em 2009.

g1 Bahia.
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br