ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

TRE oferece serviço itinerante para regularização, em Salvador e no interior da BA; confira

Por Notícia na Tela
8 de abril de 2022 12:28 Comentários

 Foto: Reprodução/TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou mais um ciclo do serviço itinerante para regularização do título de eleitor. Até o sábado (9), os caminhões farão atendimento em Salvador, Maiquinique, Macarani e Correntina.

Pelo serviço itinerante, os cidadãos vão poder regularizar a situação cadastral, além de emitir a 1ª via do título. Todo o serviço é gratuito. Eleitores que comprovarem que não têm condições de pagar multas em decorrência de ausência às urnas também serão dispensados dos valores.

O atendimento em Salvador será na Fazenda Grande do Retiro, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida General San Martin. Nesta sexta (8), os cidadãos poderão procurar o posto das 8h às 18h. Já no sábado, o serviço estará disponível das 8h às 13h.


Interior da Bahia
Na cidade de Maiquinique, sudoeste baiano, o caminhão estará estacionado na Sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Praça Lobato Junior, nesta sexta-feira, das 14h às 16h.

Em Macarani, na mesma região, o atendimento será na Escola Altímio Altamira Pires, na Praça Clériston Andrade, no Centro, das 8h às 16h do sábado.

Quem está em Correntina, pode procurar o serviço itinerante tanto nesta sexta, quanto no sábado, no Povoado do Rosário. O TRE estará na Escola Nossa Senhora Aparecida, atendendo das 14h às 19h nesta sexta, e das 8h às 16h no sábado.

Serviços virtuais
Serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) — Foto: João Souza, g1 Bahia

Além disso, os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE) seguem disponíveis para todos os baianos. O atendimento virtual do TRE pode ser acessado no site oficial ou pelo telefone (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O serviço conta com uma atendente virtual e pode também ser acessado pelo Telegram (no canal @maiatrebot). Criado para dar suporte às zonas eleitorais, o NAVE foi criado em agosto de 2021. O serviço auxilia o público no pagamento de débitos eleitorais e na emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral. [Veja lista completa dos serviços oferecidos mais abaixo]

Por meio do sistema também é possível solicitar a regularização do título de eleitor e alterar o cadastro eleitoral. Assim como no presencial, o serviço que deve ser executado até 4 de maio. A partir do dia 5 de maio, 150 dias antes do pleito, os serviços serão suspensos, como é previsto em lei.

Veja os documentos necessários para a regularização do título de forma on-line:
Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
Comprovante de residência atualizado;
Certificado de quitação de serviço militar (Homens que tenham entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título de eleitor);
Foto segurando o título.

Além disso, o NAVE auxilia no preenchimento do Título Net, sistemas e formulários disponíveis no site do TRE-BA. Também será possível fazer consultas processuais e receber orientações sobre a utilização do e-Título.

O NAVE conta com 26 atendentes (distribuídos em dois turnos de trabalho). Eleitores com deficiência auditiva contarão com atendimento especializado, realizado por funcionários com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência.

As eleições de 2022 estão agendadas para 2 de outubro e terão cinco cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Veja os serviços disponíveis no NAVE:
Regularização cadastral;
Troca de nome se o eleitor casou e fez alteração;
Emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral;
Auxílio no preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA;
Consulta processual;
Fornecimento de dados cadastrais ao próprio eleitor;
Orientação sobre a utilização do aplicativo do e-Título;
Atendimento aos advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço;
Dúvidas das mais diversas, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, dentre outros serviço;
Pagamento de multas, com cartão de crédito ou, até mesmo, Pix.

Eleições gerais
As eleições serão realizadas no dia 2 de outubro. O segundo turno, caso aconteça, é previsto para o dia 30 do mesmo mês. Segundo o TRE-BA, o número de eleitos aptos a votar será definido após o fechamento do cadastro eleitoral.

Ainda não há discussão sobre a exigência de vacina ou teste de covid-19 nas eleições. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as medidas sanitárias recomendadas serão divulgadas posteriormente.

Os eleitores que não fizerem a regularização, além de não votarem, não podem fazer empréstimos em bancos, se inscrever em concursos públicos, entre outros.

g1 Bahia.
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br