ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

Covid-19: procura pela vacina aumenta 225% nos postos de saúde em Salvador

Por Notícia na Tela
16 de junho de 2022 18:16 Comentários

Foto: Betto Jr/Secom/ Valter Pontes/Secom
A busca pela vacina contra a Covid-19 aumentou 225% nos postos de saúde em Salvador nos primeiros 15 dias de junho. Dados do Vacinômetro, plataforma da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que registra as informações do processo de imunização na capital baiana, mostram que 7.420 pessoas procuraram as unidades em 1º de junho. Na quarta-feira (15), este número foi de 24.131.

Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil
Bahia registra 3.416 casos ativos da Covid-19; veja mais dados sobre a doença no estado

O sistema mostra que houve uma curva ascendente na procura pela imunização desde o final de maio – com uma leve mudança no padrão de crescimento em dois dias em junho. Profissionais de saúde atribuem a quantidade de vacinados nos postos ao feriado de Corpus Christi e festas juninas.

A técnica de enfermagem Elane Nascimento, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Boca da Mata, disse que a rotina ficou incomum nas duas primeiras semanas de junho, em comparação ao fluxo de trabalho que seguia durante outros meses do ano.

“A procura aumentou bastante. As pessoas irão viajar, querem completar o quadro vacinal e têm procurado unidades em busca da primeira dose da vacina com medo de não poder viajar”, disse.
Procura aumentou nos postos de vacinação em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
A rotina de trabalho tem sido mais intensa em outros postos fixos e drive-thru de Salvador. A enfermeira Dinah Alves, lotada na USF no Arraial do Retiro, comentou que a procura também aumentou na unidade.

Segundo ela, os profissionais aplicam uma média de 120 doses por dia, entre crianças e adultos. Este número subiu para cerca de 250 na semana passada e saltou para 440 no ‘Dia D’ da vacinação, em 10 de junho.

“Talvez tenha aumentado a procura porque também aumentou o número de casos da doença. Além disso, tem os feriados de Corpus Christi e São João."
Dinah acrescenta que outros fatores podem ter contribuído no aumento da procura, como a liberação da quarta dose para adultos e aplicação da terceira dose para adolescentes.

A estudante Petruska Barros faz parte deste público. Por planejar curtir os festejos juninos, ela disse que buscou o imunizante para se sentir mais segura diante das novas infecções na capital baiana.

“Se eu pudesse, teria tomado antes. Como liberou essa semana, fui tomar a quarta dose. Estão aumentando os casos novamente e temos que tomar medidas de proteção. Teremos aglomeração maior no São João e quero estar mais protegida”, disse.
Vacinação de crianças em Salvador — Foto: Bruno Concha/Secom
Vacinação em Salvador
De acordo com o Vacinômetro, 97% da população de Salvador recebeu pelo menos a segunda dose ou a vacina de dose única, o que equivale a 2.204.013 de doses aplicadas desde o início da campanha.

Segundo a última atualização da plataforma, na quarta-feira (15), um total de 6.149.365 doses foram aplicadas na cidade, divididas para o público-alvo apto a receber as quatro doses em Salvador.
g1 BA
NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br