ESTAMOS


TEMPORARIAMENTE
Em MANUTENÇÃO!

Enquanto não voltaremos ao normal você pode tá acessando nossas notícias e informações:

Notícia na Tela

Menino morre após ficar 1 ano com prego nos pulmões; família reclama de negligência

Por Notícia na Tela
6 de julho de 2022 19:18 Comentários

Foto: Reprodução

O garoto Cauan Araújo Conceição, de 3 anos, natural da cidade de Canavieiras, no sul da Bahia, morreu após passar um ano com um prego no pulmão. Os pais levaram a criança ao hospital várias vezes, mas só descobriram o material no corpo do menino quando resolveram fazer um exame por conta própria.

A morte do garoto aconteceu na sexta-feira (1°), em Salvador e a causa apontada foi a broncopneumonia.

Em junho de 2021, Clarice Araújo e Cosme Conceição perceberam que o pequeno Cauan Araújo Conceição teria engolido um objeto, mas não conseguiram identificar o que era. O pai então levou a criança até o Hospital Municipal de Canavieiras.

Depois disso, Cauan foi levado ao hospital várias vezes, sempre com as mesmas dores. Com o passar do tempo, os sintomas ficaram mais intensos.

A penúltima entrada do garoto no hospital da cidade foi no dia 27 de junho. A médica que o atendeu disse à família que ele estava com sintomas de asma. Assim como das outras vezes em que os pais levaram o menino ao hospital, nenhum exame médico foi solicitado.

Os pais do pequeno acreditam que ele morreu vítima da negligência nos atendimentos médicos no Hospital Municipal de Canavieiras.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Canavieiras informou que, na última segunda-feira (27), foram solicitados exames para a criança, e que uma consulta com uma pediatra foi marcada para o dia seguinte, no dia 28, mas a pediatra ficou doente e não houve o atendimento.

A nota disse ainda que a família não tinha buscado atendimento antes desse dia. A família, no entanto, tem papéis que comprovam que estiveram na unidade. A secretaria informou que o caso está sob investigação.

Mas, afinal, o que é a broncopneumonia? Quais são os sintomas?

O que é a broncopneumonia?

De acordo com o pneumologista Aquiles Camalier, a broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.

A broncopneumonia pode ser causada por causa de um vírus, um fungo ou mesmo uma bactéria que afete os pulmões. O resultado é uma inflamação que aumenta até que a broncopneumonia se instale no órgão inteiro.

A condição também pode surgir através de uma gripe ou mesmo de uma infecção por Covid-19. Nestes casos, elas podem afetar outras estruturas do pulmão, ocasionando a broncopneumonia.

"No caso desse menino, o que deve ter acontecido é que o prego, de alguma maneira, penetrou na via aérea. Ele deveria estar com o prego na boca, deve ter respirado mais forte e o prego entrou no pulmão", contou o pneumologista Aquiles Camalier.

"Só que ele é um prego que estava sujo, deveria estar no chão ou alguma coisa e isso deve ter levado bactérias para dentro dos brônquios. O pulmão, com a presença daquele prego, deve ter ficado inflamado", afirmou o especialista.

Segundo Aquiles Camalier, a situação pode ter causado uma septicemia, uma infecção grave no corpo inteiro. "O coração não consegue funcionar e a pressão cai. Infelizmente deve ter acontecido isso aí", explicou o pneumologista.

Quais são os sintomas?

De acordo com o Rede D'Or, os sinais e os sintomas mais comuns são:

Tosse;

Tosse com catarro;

Falta de ar;

Dificuldade para respirar (dispneia);

Lábios e extremidades que ficam mais azuladas;

Febre alta;

Suor;

Calafrios;

Fraqueza;

Cansaço.

g1 Bahia.