Crimes aconteceram na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, que foi fechada até bispo consagrar novas hóstias.
A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, que fica no Centro de Salvador, foi arrombada e furtada na manhã desta quinta-feira (18). Esta é a terceira vez que o templo religioso foi alvo dos criminosos em menos de uma semana.
Os dois primeiros ataques aconteceram nas madrugadas de domingo (14) e segunda-feira (15). Nesta última citada, câmeras de segurança flagraram o momento em que uma mulher furta as hóstias e outros objetos do templo religioso.
No crime cometido nesta quinta, a porta da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi forçada com uma barra de ferro e cinco caixas coletoras de ofertas foram arrombadas. Não se sabe o prejuízo causado, porque o dinheiro deixado nos locais por cerca de uma semana, ainda não tinha sido recolhido para pagar as despesas do templo religioso.
Roubo das hóstias
Nas imagens é possível ver que a suspeita entra com uma bolsa, acende duas velas, abre o sacrário e retira as hóstias. Ela passou cerca de 20 minutos no local. A mulher também teria roubado vários objetos em prata, vasos, camisas do Senhor do Bonfim e dinheiro.
"O que foi roubado não se compara ao que foi violado. O Santíssimo Sacramento foi levado pelo fato da âmbula ser de cobre e ele [suspeito] achou que poderia ter algum valor material", disse o capelão da igreja, João de Ferrari.
Segundo o capelão, a suspeita fez um buraco na porta e principal de derrubou outras portas do templo religioso.
"O valor é inestimável foi justamente ter levado as hóstias consagradas e a gente não sabe qual a finalidade que eles deram".
![]() |
| Criminoso arromba igreja e rouba castiçais de prata no Centro de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia |
Por causa do assalto, a igreja foi fechada porque as novas hóstias terão que ser consagradas de novo.
"A lista de material é secundária em relação ao grande mal que foi feito na profanação do sagrado. É um mal tão grave que a igreja vai ficar fechada até o dia do ato do desagradável, que será feito pelo bispo e aí então nós vamos poder voltar as nossas atividades normais, sanado esse gravíssimo acontecimento", afirmou o capelão.
g1 Bahia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/D/RAvn4AQXapcnZiQ51Y9w/whatsapp-image-2023-05-16-at-15.01.31.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/v/4/s3AhpUQNm9KCHENB87vw/whatsapp-image-2023-05-15-at-13.45.50.jpeg)