Fotos Ananias Pereira: "...é possível denunciar e ficar no anonimato. É uma ferramenta que tem somado ao logo destes 17 anos da Lei Maria da Penha..." |
O município de Presidente Tancredo Neves tem dados extremamente preocupantes quando se contextualiza as estatísticas e os gráficos da violência contra mulher. Levando em consideração estes dados, na manhã da quarta-feira (23) um movimento de fala, diálogo e informações foi promovido junto a secretaria de Promoção social.
Para o evento e na composição da mesa para as falas foram convidadas as representatividades como: o prefeito Toin do Bó; Jucinéa Cardoso, secretária municipal de Assistência Social; Leidiane Moura, coordenadora de Políticas para as Mulheres do Município; Rita Gomes, presidente do Conselho de Mulheres e Edilene, representado o Poder legislativo.
Leidiane, abriu a fala na mesa agradecendo a presença de todos e pontuando a importância da participação popular pra construção de políticas de direitos da mulher. Rita, presidente do Conselho da Mulher seguiu ressaltando o fator de fortalecimento dos poderes e da sociedade em aliança pela erradicação da violência contra a mulher.
Já Jucinéia, secretária, destacou os registros negativos que coloca o município nos alto índice e mostrou solidariedade à família que sepultou seu ente querido na manhã de quarta. "Uma mulher que sofre as duas dores". Destacou ainda a sensibilidade do Prefeito Toin do Bó pelo compromisso em prover momentos importantes destas construções de políticas.
Edilene representando do legislativo, agradeceu as crianças e jovens da educação que se faziam presente e locutor sobre a importância e avançar com mais propriedade no combate a violência contra a mulher.
O prefeito Toin do Bó destacou a importância de encontros como tal para mais discussões e informações transmitidas e enfatizou que naquele momento havia vários alunos dos seguimentos público municipal e particular, ou seja é pela educação que podemos mudar a realidade, de um futuro tão próximo. Ele ainda demostrou gratidão ao serviço prestado pela promotora Pataro, que junto aos órgãos municipais não tem medido esforços para aplicar as sanções legais.
Doutora Fernanda Pataro (promotora de Justiça na comarca de Valença) iniciou sua palestra construindo um resumo sobre Maria da Penha (coautora da mais importante lei brasileira em exercício). Seguiu abordando a lei e seus efeitos relativos a proteção da mulher.
Comitivas dos municípios de Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu participara também deste momento marcante.
Em nota, a coordenadora Lidiane declarou ao Notícia na Tela;
“Faz-se importante que a comunidade não seja omissa mediante às violências sofridas pelas mulheres. Fazer uso dos canais de atendimento pode salvar muitas vidas e o 181 é um dos meios. Aliás, é possível denunciar e ficar no anonimato. É uma ferramenta que tem somado ao logo destes 17 anos da Lei Maria da Penha e o Agosto Lilás é uma campanha que marca e representa alguns avanços além de produzir conhecimento para juventude que está entrando na adolescência, como foi o evento desta quarta feira onde muitos alunos puderam participar”, concluiu a coordenadora.
Notícia na Tela