CSS RAPIDOS

>
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!

9/13/2023

Pres. Tanc. Neves: realiza quarta Conferência Municipal de Cultura e discute encaminhamento para o seguimento

  • Fotos: Ananias Pereira - Participantes da Audiência Municipal de Cultura, em PTN



    Foi realizada na manhã desta terça-feira (12) um grande encontro de proponentes e fazedores de cultura e de instituições que compõe o eixo cultural dentro de um território laico, como é o Brasil.

    A proposta do evento foi de avançar com a valorização dos membros de cada movimento que, por hora, tenha suas atividades em exercício dentro do município e traçar as propostas que constituem o fazer cultura.

    Estiveram presentes diversos movimentos: poder público na pessoa do Prefeito Municipal; secretários e diretores municipais; praticantes da capoeira; povos de terreiro; Povos ciganos; membros do grupo samba de roda RAÍZES DE ITABAINA;  Pastores da comunidade evangélica; Representante do Instituto Intímus LGBTQIAPN+ músicos e musicistas e sociedade civil.

    Os presentes foram enfáticos na construção da história os povos perseverantes nos conceitos para construção de uma sociedade igualitária, com entrelaço de convivência por meios culturais, a convivência em harmonia social.
    A leitura, votação e aprovação do regimento da IV Conferência Municipal de Cultura de Presidente Tancredo Neves, teve como objetivo “analisar, propor e deliberar com base na avaliação local reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado" e ainda no artigo 4° e eixo 2 tratou da democratização do acesso a cultura e participação social.

    As Leis de fomento receberam fomento na conferência, que visa incentivo aos artistas locais e nacionais, assim como para os fazedores de Cultura, para que ambos possam buscar a implementação dos recursos no município. A população precisa conhecer para acessar em suas respectivas categorias.

    Foram pontuandos também os 26 editais do Estado diretamente da cultura que podem investir nos mais diversos seguimentos da cultura local, bem como a importância de se formar e informar para construir seus projetos e poder participar desta disseminação cultural.
    "Assim como todos que aqui defendem a sua cultura, nós também queremos questionar a nossa valorização, o nosso espaço. Pprecisamos de respeito mas também de investimento. O convite foi feito, mas pouco fundamentado nas informações e ao nosso povo falta conhecimento para em momentos como estes possa ocupar seu lugar de direitos. Nossos agradecimentos, mas esperamos mais espaço e dedicação. Olhem pela educação de nossas criança que só podem estudar até os 12 anos, no caso das mulheres. Muito obrigado" destacou Kelly, integrante da comunidade cigana.
    Por fim foram feitas propostas para construção do Plano Municipal de Cultura, assim com a eleição de delegados e suplentes da sociedade civil e poder público à serem enviados ao território e consequentemente a conferência estadual que irão construir parâmetros com suas representatividades.




    Notícia na Tela
    NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br