Os vereadores de Piraí do Norte, Diego da Juliana e Betinho do Caminhão, tiveram seus mandatos nesta quinta-feira (24), em decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os dois são do União Brasil, que teve a chapa das eleições de 2024 cassada, por conta de fraude na cota de gênero. A decisão ainda cabe recurso por parte do partido.
Na decisão do TSE, consta que, inicialmente, o partido obedeceu ao percentual de 30% mínimo da cota de gênero, mas que uma das candidatas teve seu registro indeferido, por não cumprir o requisito de filiação partidária mínima de seis meses antes do pleito. Então, uma nova candidata foi apresentada, na qual o tribunal considerou que foi apenas para cumprir a cota, sem intenção real de concorrer.
A decisão ainda traz que a candidata substituta, não ter realizado atos de campanha, não ter movimentado recursos financeiros, não ter contratado materiais de campanha e nem mesmo ter recebido, nem o próprio voto, serviu de provas da acusação para a cassação da chapa. Sem contar que a candidata a vereadora em questão declarou voto a outro candidato do mesmo partido.
Agora será feita uma nova contagem dos votos, para saber quem irá ocupar o lugar dos dois vereadores na Câmara Municipal de Piraí do Norte, com os votos dados ao União Brasil sendo considerados nulos. A mulher que se candidatou apenas para preencher a vaga da cota de gênero teve seus direitos políticos cassados.
Por, Informe 73