Na sessão desta terça-feira (13), às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu os recursos dos vereadores Fabrício Fonseca Lemos e Isaías dos Santos Nascimento, reconhecendo que o Partido Verde (PV) não praticou fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, em Valença.
O julgamento foi acompanhado de sustentação oral do advogado eleitoralista Alcides Bulhões, que demonstrou a ausência de qualquer irregularidade partidária e a efetiva participação da candidata questionada nas eleições, com registro de atos de campanha, divulgação de número e pedido de votos, afastando por completo a tese de candidaturas fictícias. segundo informações do Atualiza Bahia.
Em entrevista ao programa tribuna informativa da rádio Corte de Pedra Fm, apresentado pelo radialista Ananias Pereira, Fabrício Lemos afirmou que apesar da derrota na primeira instância ele seguiu executando seu mandato normalmente, confiando em Deus e na Justiça, até porque ele tinha todos os elementos que comprovava sua inocência, muito embora a lei tenha seus parâmetros. Ele disse ainda que seu trabalho segue alinhado e firme, foram mais de hum mil e trezentos votos que precisam continuar representados.
Com isso, Fabrício Fonseca Lemos e Isaías dos Santos Nascimento seguem vereadores de Valença, com seus mandatos legitimados pelo voto popular e pela decisão da Justiça Eleitoral baiana.