A Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves sancionou a Lei nº 460/2025, de autoria do vereador Josemar Andrade (Solidariedade), que torna o Arraiá Pinga Fogo, do distrito de Corte de Pedra, patrimônio histórico-cultural imaterial do município.
Para a comunidade, a iniciativa representa um avanço importante, especialmente no que diz respeito à organização e valorização dos elementos que compõem os festejos juninos da localidade. No distrito, o São João é celebrado com festas de largo, palco, bufa-pinga, as cachorronas, pau de sebo, quebra-pote, a burrinha, além do bloco Os Brodinhos e, claro, a tradicional quadrilha junina, tudo isso acompanhado de diversas iguarias típicas presentes nas mesas das famílias.
Diante de toda essa riqueza cultural e da escassez de investimentos do poder público, que historicamente prioriza atrações musicais de palco e concentra as ações na sede do município, o vereador Josemar Andrade buscou a construção do projeto de lei ouvindo fazedores de cultura, lideranças comunitárias e representantes de gestões anteriores. O objetivo é garantir maior respaldo legal e formal para que os fazedores de cultura da comunidade possam buscar recursos por meio de projetos e acessar diferentes mecanismos de fomento.
O vereador afirmou estar imensamente satisfeito e agradecido pela sensibilidade e compreensão do prefeito ao reconhecer a importância da lei, destacando que ela pode contribuir não apenas para a realização do São João, mas também para outras ações de incentivo à cultura local.
De acordo com o artigo 5º, a lei entrou em vigor na data de sua promulgação.
Por, Notícia na Tela
