CSS RAPIDOS

>
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!

4/08/2024

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI

  • Riscos Geo-Hidrológicos  09/04/2024 

    Nesta terça-feira (09/04/2024), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir: 

    Risco Hidrológico 

    Região Norte: Pará

    Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos hidrológicos de alagamentos e inundações urbanas na mesorregião Metropolitana de Belém (PA), onde há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte podendo alcançar acumulados pluviométricos significativos ao longo do dia.

    Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia

    Considera-se ALTA a possibilidade de novas ocorrências ou permanência de eventos hidrológicos de alagamentos e inundações urbanas na mesorregião Metropolitana de Salvador (BA) onde há previsão de continuidade das chuvas com chance de pancadas com intensidade moderada a forte, podendo agravar os acumulados pluviométricos ao longo do dia. Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos hidrológicos de alagamentos e inundações urbanas nas mesorregiões de Fortaleza (CE), Leste Potiguar (RN), Mata Paraibana (PB), Mata Pernambucana e Metropolitana de Recife (PE) onde há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte podendo alcançar acumulados pluviométricos significativos ao longo do dia. Nas mesorregiões Norte, Centro e Leste Maranhense (MA) e, Centro-Norte e Norte Piauiense (PI) é MODERADA a possibilidade de novos eventos ou a permanência de inundações nas bacias dos rios Munim, Mearim, Itapecuru e Parnaíba, devido à previsão de chuvas distribuídas pelas bacias hidrográficas e à possibilidade de nova elevação dos níveis dos rios, além da possibilidade de pancadas localizadas que podem deflagrar alagamentos em áreas mais urbanizadas e com drenagem deficiente (Figura 1).
    Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
     
    Risco Geológico

    Região Nordeste: Bahia, Pernambuco e Maranhão

    Considera-se MUITO ALTA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em vermelho na Figura 2) no Recôncavo Baiano devido aos acumulados na última semana, mas principalmente aos elevados acumulados registrados nas últimas 24 horas,  às ocorrências de deslizamento já registradas e à previsão de chuva no decorrer do dia, com possibilidade de pancadas isoladas de forte intensidade que podem aumentar os acumulados e deflagrar deslizamentos. Neste cenário, são esperados deslizamentos de terra generalizados, especialmente em encostas de corte/aterro em áreas urbanas.

    É MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2) no Norte do Maranhão, no Sul da Bahia e na Região Metropolitana do Recife devido à previsão de chuva ao longo do dia que pode ser suficiente para deflagrar deslizamentos. Neste cenário, podem ocorrer deslizamentos pontuais nas áreas de risco e taludes suscetíveis.
    Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
    Por, GOV.BR
    NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br