A Polícia Militar da Bahia (PMBA) anunciou, nesta quarta-feira (17), o reforço das operações de combate à poluição sonora em todo o estado. O objetivo é garantir o direito ao descanso da população, reduzir conflitos e preservar a paz social.
Segundo a corporação, as ações contam com guarnições planejadas e cada vez mais atuantes, visando coibir abusos no uso de som em alto volume, problema recorrente que compromete a qualidade de vida em áreas urbanas e rurais.
Além de promover segurança, a iniciativa também busca valorizar o bem-estar do cidadão. A PMBA reforça que a colaboração da comunidade é fundamental para identificar irregularidades. Denúncias podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar) e 181 (Disque Denúncia).
De acordo com o major PM Marcos Augusto Bernardo, coordenador do grupo de trabalho, a operação também contribui para enfrentar crimes associados às festas irregulares. “Queremos coibir o tráfico de drogas, a circulação de armas e, principalmente, preservar a ordem pública, garantindo o sono tranquilo do trabalhador que muitas vezes se sente ameaçado em denunciar, já que o crime organizado financia esses eventos”, destacou.